sábado, 28 de janeiro de 2017

Vistorias nas pontes de Brasília - Parte I - Ponte do Bragueto

          Olá pessoal, neste novo ciclo de publicações faremos algumas vistorias e análises da parte estrutural e patologias no concreto encontradas nas principais pontes e viadutos de Brasília.

        Nesta primeira parte será apresentado alguns conceitos de pontes, viadutos e em seguida uma análise das patologias encontradas numa das pontes mais antigas do Distrito Federal, ponte do Bragueto.

       Antes de mais nada, faremos uma explicação da diferença de conceito entre Ponte e Viaduto, assim de acordo com Marcechetti, 2008, denomina-se Ponte a obra destinada a permitir a transposição de obstáculos à continuidade de uma via de comunicação qualquer. Os obstáculos podem ser: rios, braços de mar etc. Denomina-se Viaduto quando o obstáculo transposto é um vale ou outra via.

Ponte:



Ponte Juscelino Kubitschek

Viaduto:

     
Viaduto das Tesourinhas de Brasília
Viaduto que faz ligação entre a via W3 Norte e W3 Sul


     A ponte do Bragueto, também referida como ponte do Braghetto, é uma ponte rodoviária sobre o lago Paranoá, em Brasília, no Distrito Federal. Liga a Asa Norte ao Lago Norte e região norte do Distrito Federal, como Planaltina e Sobradinho. A ponte marca o extremo norte do Eixo Rodoviário de Brasília. Ao norte da ponte, existem a DF-007, conhecida como Estrada Parque Torto (EPTT), que dá acesso à Granja do Torto e à DF-003; e a DF-005, denominada Estrada Parque Península Norte (EPPN), que atende o Lago Norte.

      O nome vem da empresa Bragueto, responsável pela construção da ponte, em 1960. A extensão é de 180 metros e a estrutura é de concreto. Segundo a administração do Lago Norte, o fluxo diário no local é de 65 mil veículos.
 Localização
DF, Brasil Brasil
Coordenadas 15° 43′ S 47° 53′ W





(foto;/pt.wikipedia.org/)

Vista da ponte do Bragueto, com altura máxima de 4 metros.

Patologias identificadas na ponte do Bragueto:


          Após visita ao local da ponte foi possível algumas patologias na estrutura que serão descritas e demonstradas abaixo com fotos: 


(foto: http://www.correiobraziliense.com.br)
Estrutura danificada abaixo da ponte após sofre colisão de um caminhão.


(Foto: Juarez)
            A exposição da armadura e corrosão da armadura é mostrada no foto acima provocada pelos defeitos nos drenos e infiltração de água da chuva na estrutura ponte.


Corrosão das Armações

      A porosidade do concreto, a existência de trincas e a deficiência no cobrimento fazem com que a armação seja atingida por elementos agressivos, acarretando, desta maneira, a sua oxidação. A parte oxidada aumenta o seu volume em cerca de 8 vezes e a força da expansão expele o concreto do cobrimento, expondo totalmente a armadura à ação agressiva do meio. A continuidade desse fenômeno acarreta a total destruição da armação.

(Foto: Juarez)
Neste imagem é mostrada a corrosão da armadura e estrutura danificada.

(Foto: Juarez)

(Foto: Juarez)
              Nesta imagem é mostrado a laje inferior da ponte com grandes danos causados no concreto armado e armaduras expostas.

(Foto: Juarez)
       Parte da laje inferior da ponte totalmente danificada por colisão com veículos como caminhões, e ficaram com a armadura exposta e pedaços de concretos em risco de queda na via de rolamento que passa sob a ponte.

(Foto: Juarez)
               Tais problemas são geralmente causados pela má impermeabilização do tabuleiro associada à porosidade do concreto e meio ambiente agressivo. 

(Foto: Juarez)



(Foto: Juarez)

Carbonatação

    É uma das causas mais freqüentes da corrosão em estruturas de concreto armado, a carbonatação é a transformação do hidróxido de cálcio, com alto PH, em carbonato de cálcio, que tem um PH mais neutro.

(Foto: Juarez)
Nesta foto é possível observar a carbonatação, ou eflorescência, na lateral da ponte no lado esquerdo da foto. Também é possível observar o desplacamento do revestimento do reboco na lateral da ponte.

(Foto: Juarez)

CORROSÃO DO CONCRETO

       A água totalmente pura, como é o caso das águas de chuvas nas pontes, pode atacar o concreto através da infiltração e do acumulo ao longo do tempo, devido à ausência de pingadeiras e da deficiência das juntas e da drenagem do tabuleiro.

(Foto: Juarez)
Nesta foto é possível observar a corrosão do concreto por falha na drenagem que se encontra danificada.


Referências:
  1. Marchetti, Osvaldemar - Pontes de Concreto Armado - São Paulo: Blucher, 2008.
  2. http://www.correiobraziliense.com.br
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_do_Bragueto
 Sugestão de Leitura:

Marchetti, Osvaldemar Pontes de Concreto Armado -                              São Paulo: Blucher, 2008



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