terça-feira, 15 de agosto de 2017

Holandeses constroem maior parque de estacionamento do mundo para bicicletas

O Município de Utrecht anunciou a conclusão da construção e entrada em funcionamento do maior parque do mundo para estacionamento de bicicletas. Com 17100 metros quadrados de área interior, a estrutura parcialmente subterrânea localiza-se junto à Estação Central daquela cidade holandesa e encontra-se integrada na rede regional de ciclovias, sendo capaz de albergar, para já, cerca de 6 mil bicicletas e, no final do próximo ano, 12500 bicicletas. Está ainda prevista a expansão para 33 mil lugares de estacionamento até 2020.





Fonte: https://www.engenhariacivil.com

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Major award win for Hong Kong Project 901, Admiralty


Laing O’Rourke has been confirmed as a global leader in complex civil infrastructure taking out the Specialist Tunnelling Project of the Year at the NCE 2015 Tunnelling & Underground Space Awards.

The 901 project, being delivered with joint venture partners Kier and Kaden, is one of MTR’s most complex and challenging to date and will greatly expand the capacity and connections of Admiralty Station and the South Island Line – under the heart of Hong Kong’s Central district.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Veja os detalhes de execução da sondagem SPT-T

    Para conhecer o tipo de solo de um terreno e suas principais características, como o nível do lençol freático e a resistência, é fundamental que seja feita alguma sondagem. Uma das mais conhecidas e realizadas antes da escolha da fundação é a SPT-T.
    A sondagem SPT-T é um método de investigação de solo cujo avanço da perfuração é feito por meio de trado ou de lavagem, sendo utilizada a cravação de um amostrador padrão para a obtenção de medida de resistência à penetração, coleta de amostra e determinação do nível de água.
   A resistência do solo é obtida pelo número de golpes necessários para cravar um amostrador padrão utilizando o procedimento executivo definido na norma ABNT 6884:2001. A medida de resistência, mais conhecida como NSPT, é obtida contando o número de golpes necessários para cravar três segmentos de 15 cm. A amostra coletada metro a metro permite a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo. Quando a sondagem é realizada acima do nível de água, a perfuração deve ser executada com o auxílio de um trado concha ou helicoidal até atingir o lençol freático. Abaixo do nível do lençol freático é possível utilizar o método de percussão com circulação de água (método de lavagem) com cravação obrigatória de revestimento. O ensaio SPT torna-se SPT-T quando, após o término da cravação do amostrador, é acoplado um torquímetro na parte superior da composição de hastes e é aplicado o torque obtendo duas medidas. Uma corresponde ao valor máximo do torque e a outra ao torque residual.
fonte: construcaomercado.pini.com.br
1. Amostrador padrão
Após atingir 1 m de profundidade de escavação, a equipe posiciona o amostrador padrão. Este equipamento será cravado para o teste de resistência à percussão e coletará as amostras de solo. Para a cravação também é necessário posicionar a cabeça de bater, que vai receber o impacto direto do martelo.
2. Marcação
É necessário marcar com um giz um segmento de 45 cm dividido em três partes iguais de 15 cm. Essa marcação servirá como referência para a contagem das batidas do martelo em cada trecho.
3. Posicionamento do martelo
Para começar a cravação, o martelo é posicionado a 75 cm de altura da cabeça de bater. Depois, se iniciam os golpes até que sejam cravados os 45 cm. Um membro da equipe anota no boletim a quantidade de golpes necessária para cravar o amostrador a cada 15 cm.
4. Coleta de amostras
Após cravar os 45 cm, retira-se o amostrador padrão para a coleta de amostras do solo. O processo segue, até que se encontre o nível d'água.
5. Teste de umidade
Ao perceber a umidade do solo escavado, é feito um teste para saber se foi atingido o nível d'água. Esse teste é realizado com um equipamento conhecido como "piu" que, ao tocar a água, emite um som. Deste ponto até o final da sondagem, a perfuração continua com o método conhecido como lavagem. O equipamento de escavação usado é o trépano de lavagem, que permite coletar o material escavado pela circulação da água, que ocorre com a ajuda de uma bomba motorizada.
6. Colocação do torquímetro
Terminando a cravação do amostrador, é acoplado um torquímetro na parte superior da composição de hastes e é aplicado o torque obtendo duas medidas. Uma corresponde ao valor máximo do torque e a outra ao torque residual.

Colaboração: Reportagem "Sondagem à percussão", revista Equipe de Obra, edição nº 45.

FONTE:http://construcaomercado.pini.com.br/

terça-feira, 1 de agosto de 2017

A Ponte-Canal de Sart na Bélgica

A Ponte-Canal de Sart é uma das mais emblemáticas obras hidráulicas de Engenharia Civil da Província de Hainaut, na Bélgica. Foi construída em 2002 e inteiramente executada com betão pré-esforçado, no âmbito do plano de modernização do Canal du Centre. A estrutura tem um tabuleiro estanque com comprimento de 498 metros, profundidade de 7,10 metros e largura de 46 metros, permitindo a navegação de embarcações de carga e recreio de grandes dimensões.








Fonte: https://www.engenhariacivil.com/

XXI Congresso da Ordem dos Engenheiros "Engenharia e Transformação Digital”